Visitante nº:

domingo, 1 de abril de 2012

O que levar no mochilão?


Eu juro que estou pensando na resposta desde que eu decidi fazer essa trip pela Europa.
Eu faço parte dos 99% das mulheres que são exageradas quando o assunto é viajar e colocar o guarda roupa dentro da mala. Se me complico em fazer malas pra ir viajar  imagina então um mochilão? Confesso que isso me tira o sono as vezes, mas vou conseguir, rs.
O google anda sendo meu melhor amigo e graças a ele consegui dicas bem legais que eu vou dividir aqui hoje no blog. Encontrei muitos posts em blogs de mochileiros que descreveram a quantidade de cada roupa que estavam levando e se perguntando se era o suficiente.
Faltando uma semana pra viagem, vou começar a fazer minha mochila...assim vai dar tempo de ver direitinho se estou esquecendo de alguma coisa ou se eu acho desnecessário tirar ou levar algum ítem.
Quero ser pratica, por isso reuni umas idéias pra esse post.

1. A primeira coisa que devemos saber é qual a estação que estará fazendo no país de destino.
Não pense que a primavera de determinado país vai ser igual a primavera do Brasil ou inverno...ou qualquer estação que seja. Um exemplo, moro no norte dos Estados Unidos e o outono de lá, é equivalente ao nosso inverno. Um outro exemplo é o verão de Dubai que faz a média de 50ºC. A dica que eu dou é, entrar no site do Weather Channel, digitar a cidade pra onde você está indo e o mês. Sabendo a temperatura máxima e mínima, voce tira uma média que pode fazer por lá.

Eu estou indo na primavera, dizem que é uma época boa pra viajar por lá. Não vou precisar ficar carregando casacos pesados (apesar de amar o frio), mas nada que me impeça de levar uma blusa quentinha.


2. Outra dica legal é evitar levar roupas estampadas e preferir por cores lisas, onde facilita a troca de combinação das roupas.

Mesmo eu ficando 24 dias fora de casa, não vou levar, 24 camisetas, 24 calças...etc. Percorrer vários países com muito peso não é legal.


3. Tem também a opção de comprar roupas lá fora. Já imaginou voltar com roupas novinhas e pagando mais barato que no Brasil? Mas já pensou também no tempo que você vai gastar nas lojas enquanto você poderia estar visitando lugares legais? Sincronizando o tempo, dá pra fazer as comprinhas sim. Não é o meu caso que moro nos EUA e tenho tudo baratinho por lá também. Claro que as paradinhas pros suvenirs serão inevitáveis. Lembrando que: cuidado com as muitas lembrancinhas e presentinhos. Você estará com pouco espaço pra muita bagagem.


4. Essa quarta dica ainda está em análise pra mim. Viajar com apenas uma toalha por tantos dias não vai dar muito certo.
Então o que fazer:
*Usar a mesma toalha por toda a trip?
*Comprar uma em cada cidade que eu for?
*Alugar as toalhas dos albergues? ( em média $ 3 euros por aluguel)
* Comprar a toalha de alta absorção?

Estou pensando nesta ultima opção. Pesquisei e soube que há duas muito boas no mercado:
- Body Dry da Speedo e da Arena
Em média R$50 reais.
Essa toalha é muito usada por pessoas que fazem exercícios aquáticos. Como o próprio no me já diz, ela tem uma rápida absorção e você não precisa ficar carregando toalha molhada na mochila. Você encontra nos sites e nas lojas de esportes. Eh um pouco cara se tratando de uma toalha, mas acho que compensa mais comprar uma do que alugar várias.
Depois eu conto aqui qual foi a minha decisão final.


5. Quando o assunto é: calçados. Considerando que vamos andar a maior parte do tempo, o tênis ou um calçado confortável é a melhor pedida. Mujeres, nada de salto pra sair caminhando por aí. Pode até ser elegante sair desfilando seus lindos sapatecos, mas convenhamos que não vai ser nada bonito sofrer de dor, mesmo que seja sofrer de dor em Paris.
Como disse no post anterior, não esquecer de levar um par de chinelos. Além de pratico é higiênico, considerando que você vai dividir um banheiro com outras várias pessoas.


6. A ultima dica é: lavar suas roupas na lavanderia. Saí barato e tem em todos os lugares e em alguns albergues. Não tem desculpa pra andar sujinho, ne?

Espero que essas dicas possam nos ajudar!

Até o próximo post!

PS: Mais dicas serão bem vindas! Se tiver alguma dúvida ou quiser fazer alguma correção, por favor, fiquem a vontade.

Um comentário:

  1. Meire, verdade. este é um ítem que me preocupa muito também. O que levar? Minha vontade era fazer um teste já, colocando na mochila os ítens que acho necessário só para se ter uma base, mas é ainda muito cedo. heheheheh!!!
    Mas valeu pelas dicas, serão muito úteis. Bjo.

    ResponderExcluir